Grupos de networking estão fazendo com que as conexões mantidas pela internet, na rede social especializada LinkedIn, rendam conversas no mundo real.
A iniciativa nasceu em Curitiba, quando a especialista em negócios Malu Neves, administradora de grupos de networking do LinkedIn que somam mais de 100 mil usuários, decidiu promover encontros entre os participantes de cada região. "Quisemos humanizar o gigante. As máquinas fazem muito, mas quem faz os grandes negócios ainda são as pessoas", diz Malu.
O que começou há três anos com menos de 20 pessoas em formato de "festa americana" no qual os próprios participantes levam os comes e bebes se tornou um evento profissional, que reúne entre 100 e 150 pessoas. Já são dez edições realizadas na capital paranaense e outras em Porto Alegre e Belo Horizonte. Em 2015, o encontro deve chegar ainda a São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.
Antes do evento, os participantes recebem por e-mail uma relação com nome, empresa e função de todos os que estarão presentes. No dia, são promovidas atividades como dinâmicas de apresentação e bate-papo com especialistas convidados. Os participantes são das mais diversas áreas, como marketing, administrativo, contas, recursos humanos e gerência. "Quando se junta um bom profissional com uma rede respeitada como o LinkedIn, a possibilidade de negócios é gigante", diz Malu, que destaca a qualificação dos usuários da rede. Dois em cada três usuários do LinkedIn possuem graduação e 25% são pós-graduados.
Resultados
Os resultados já foram os mais diversos, incluindo propostas de emprego, contratação de serviços e até venda de imóveis. "O que leva alguém a contratar esse profissional ou aquele é o relacionamento", conta a idealizadora, que contratou seu atual advogado após conversas e consultorias gratuitas em encontros de networking.