Malu Neves lançou a ideia| Foto: Arquivo Pessoal

Dicas

Encontros podem potencializar contatos feitos on-line

Para explorar com eficácia o potencial do LinkedIn, a coach de carreira Angelita Siqueira recomenda aos usuários uma participação ativa para que os outros usuários possam identificar interesses e conhecer seu perfil e o trabalho que realiza. Segundo ela, também é importante fazer o inverso na lista de contatos e ver as publicações do outro, os grupos de que participam e quem são seus contatos. "Não basta adicionar. É importante identificar contatos potenciais e dar sua contribuição para passar uma imagem mais assertiva", recomenda.

Os encontros presenciais são a oportunidade para identificar pessoas com quem se tem mais afinidade e se compartilha valores, item que a especialista considera imprescindível. "Protegido pela tela do celular qualquer um pode criar uma identidade, por isso o encontro pessoal dá a oportunidade de uma nova leitura sobre as pessoas e potencializa relacionamentos", diz.

De volta à rede após o encontro, há a possibilidade de cultivar a longo prazo os contatos que mais interessam. "Vale enviar um artigo, uma mensagem de parabéns pelo novo emprego ou um simples olá."

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Grupos de networking estão fazendo com que as conexões mantidas pela internet, na rede social especializada LinkedIn, rendam conversas no mundo real.

A iniciativa nasceu em Curitiba, quando a especialista em negócios Malu Neves, administradora de grupos de networking do LinkedIn que somam mais de 100 mil usuários, decidiu promover encontros entre os participantes de cada região. "Quisemos humanizar o gigante. As máquinas fazem muito, mas quem faz os grandes negócios ainda são as pessoas", diz Malu.

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O que começou há três anos com menos de 20 pessoas em formato de "festa americana" – no qual os próprios participantes levam os comes e bebes – se tornou um evento profissional, que reúne entre 100 e 150 pessoas. Já são dez edições realizadas na capital paranaense e outras em Porto Alegre e Belo Horizonte. Em 2015, o encontro deve chegar ainda a São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

Antes do evento, os participantes recebem por e-mail uma relação com nome, empresa e função de todos os que estarão presentes. No dia, são promovidas atividades como dinâmicas de apresentação e bate-papo com especialistas convidados. Os participantes são das mais diversas áreas, como marketing, administrativo, contas, recursos humanos e gerência. "Quando se junta um bom profissional com uma rede respeitada como o LinkedIn, a possibilidade de negócios é gigante", diz Malu, que destaca a qualificação dos usuários da rede. Dois em cada três usuários do LinkedIn possuem graduação e 25% são pós-graduados.

Resultados

Os resultados já foram os mais diversos, incluindo propostas de emprego, contratação de serviços e até venda de imóveis. "O que leva alguém a contratar esse profissional ou aquele é o relacionamento", conta a idealizadora, que contratou seu atual advogado após conversas e consultorias gratuitas em encontros de networking.