O lançamento do iPhone 6, no mês passado, foi cercado de comentários da mídia e dos usuários sobre as telas maiores, a possibilidade dos aparelhos entortarem e as novas funcionalidades (e bugs) do iOS 8. Por outro lado, apesar de descrita por alguns como "revolucionária", uma nova função presente no smartphone da Apple ainda é pouco comentada: a tecnologia de pagamentos NFC, usada para transações a curta distância. Já adotado em celulares de outras marcas, o sistema chega para servir como alternativa aos cartões de plástico e às cédulas, embora ainda precise vencer a desconfiança e, pior, o desconhecimento de usuários e varejistas.
A tecnologia NFC, sigla em inglês para Near Field Communication (comunicação por campo de curta distância), permite a troca de dados entre dois dispositivos apenas pela aproximação física, sem a necessidade de cabos ou rede wireless - ambos os aparelhos precisam ter um chip NFC. Apesar das várias utilidades possíveis como em um cartão de identificação, por exemplo - a maior aposta é mesmo em transações financeiras.
No caso do sistema da Apple, batizado de Apple Pay, o usuário pode incluir os dados do cartão de crédito por meio do iTunes e utilizar o celular para efetuar pagamentos em locais que disponibilizem máquinas com NFC. Basta colocar o iPhone perto do leitor e manter um dedo no Touch ID (sistema de identificação de impressões digitais) do celular. Uma vibração no smartphone avisa que o leitor recebeu com êxito as informações e o pagamento foi feito, sem a necessidade de digitar senhas.
Segundo a fabricante do iPhone, o Apple Pay é compatível com 83% das bandeiras de cartão disponíveis nos Estados Unidos e já conta com 220 mil estabelecimentos cadastrados no país. O sistema chegou a arrancar elogios do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que chamou a nova empreitada da Apple de uma "ideia fantástica". A expectativa é que a popularidade do iPhone ajude a disseminar a tecnologia, que pode ser incluída inclusive em dispositivos vestíveis, como relógios e pulseiras inteligentes. Celulares de outras marcas, como o Galaxy S5, da Samsung, o Xperia Z2, da Sony, e o G3, da LG, também veem com NFC.
Presença tímida
No Brasil, a utilização da tecnologia ainda é tímida. Projetos pilotos estão sendo feitos desde o ano passado por bancos e operadoras de telefonia o Itaú tem uma parceria com a TIM, enquanto a Vivo e a Claro trabalham com o Bradesco para disponibilizar pagamentos via NFC utilizando máquinas da Cielo. O PagSeguro tem 16 estabelecimentos cadastrados em São Paulo para transações com a tecnologia.
"Já é possível contar com a capilaridade do celular, mas ainda é preciso adaptar o varejo para essa modalidade e criar esse costume nas pessoas. Não é um desafio tão simples, tanto do ponto de vista tecnológico quanto do hábito de consumo. E uma barreira pode ser a percepção de segurança do usuário, já que o brasileiro está acostumado a digitar a senha na transação, a ter cartão com chip", afirma Bernardo Carneiro, CEO do Site Blindado, empresa especializada em e-commerce e segurança na internet.
Iniciativas tentam popularizar NFC
Em São Paulo, um aplicativo para Android desenvolvido pela Ponto Certo, rede de recarga do Bilhete Único do transporte público paulistano, permite que o usuário utilize o celular com NFC para fazer a recarga do seu cartão ou para consultar o saldo. Basta aproximar o cartão de transporte do celular até então, era preciso ir a pontos autorizados para colocar mais créditos, em estações de metrô ou terminais de ônibus. Há alguns empecilhos, porém: é preciso conexão à internet para fazer a transação e vários celulares que possuem NFC, como o LG G2 e o Galaxy S4, não são compatíveis com o app.
A curitibana Dataprom, que desenvolveu o sistema de bilhetagem eletrônica da Rede Integrada de Transporte (RIT), também está estudando a implantação de novas tecnologias para pagamento utilizando o celular, incluindo o NFC. Para o vice-presidente comercial de Adquirência (credenciamento de lojistas) da First Data Brasil, Henrique Capdeville, o maior potencial no Brasil, neste primeiro momento, está nas pequenas transações, como o pagamento de passagens de ônibus e de entradas em teatros, estádios e museus.
O maior desafio é mesmo disseminar a tecnologia entre os lojistas e convencer o varejo de que o celular pode ser um meio de pagamento tão ágil e seguro quanto o cartão. "O lojista vai passar por um aprendizado, mas você não consegue gerar esse hábito com somente 1% das transações ocorrendo neste ou naquele modelo. Para o celular ser usado em larga escala, tem que haver também a convergência dos bancos e das bandeiras [de cartões]", defende Capdeville.
Driblando o caixa
Há ainda outras iniciativas que, apesar de não utilizarem o NFC, aproveitam o smartphone para facilitar o pagamento e dar mais autonomia ao cliente. O PayPal possui uma parceria com cinco lojas da rede paulista Suplicy Cafés Especiais em que o usuário paga a conta diretamente pelo celular, por meio de um aplicativo, sem precisar passar pelo caixa. Ao mesmo tempo, o varejista tem acesso ao perfil do cliente e seus hábitos de consumo.