Uma portaria assinada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, traz as definições de como será o expediente dos funcionários públicos federais em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo de 2022, no Qatar. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (11). O primeiro jogo do Brasil no Mundial será em 24 de novembro, às 16 horas.
Nos dias em que a seleção brasileira entrar em campo ao meio-dia (no horário de Brasília), não haverá expediente. Quando as partidas forem às 13 horas, o horário de trabalho vai até as 11 horas. Se o jogo começar às 16 horas, o turno vai terminar às 14 horas.
Mas as horas que deixarem de ser cumpridas durante a Copa do Mundo terão de ser repostas posteriormente, entre 1º de dezembro de 2022 e 31 de maio de 2023. A compensação poderá ser de até duas horas por dia e, caso não seja feita, haverá desconto na remuneração.
A portaria diz também que os órgãos públicos federais e entidades devem permanecer abertos durante as partidas do Brasil, pois o agente público poderá continuar a exercer a sua atividade normalmente, se não quiser assistir aos jogos da seleção na Copa. Além disso, os serviços considerados essenciais devem funcionar integralmente nesses dias.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast