Para fugir das garras do Leão, nada melhor que um Guepardo. Este felino, o mais veloz animal terrestre, dá nome ao software que está fazendo a curitibana FH Consulting crescer mais rápido. Lançado em 2010, após mais de dois anos de desenvolvimento, o programa ajuda as empresas a cumprir as 83 "obrigações fiscais" em vigor no país, atendendo aos requisitos da fiscalização cada vez mais rigorosa da Receita Federal.
Mais de 50 companhias já adotaram o Guepardo, entre elas o Grupo Boticário, a Companhia Providência e a Cacau Show. E a lista de clientes em potencial ainda tem cerca de mil nomes.
"Há muito espaço para crescer", conta o diretor corporativo da empresa, Ricardo Fachin. "A legislação fiscal é de uma complexidade assustadora, com uma quantidade de atualizações que beira o absurdo. Por isso, além de fornecer o software, temos uma equipe que acompanha as mudanças nas normas e atualiza, sempre que necessário, o programa usado pelo cliente."
A companhia, que faturou cerca de R$ 38 milhões em 2011, está crescendo pouco mais de 30% neste ano a previsão é de fechar o balanço com receitas de R$ 50 milhões. "A estimativa atual para 2013 é de uma alta de 25%. Mas, dependendo do encaminhamento de alguns projetos, podemos chegar a 50%", diz Fachin.
Ele conta que o Guepardo "está ganhando espaço importante no faturamento", mas evita expor números o segredo se deve à entrada de um concorrente na área de "soluções fiscais". Mas o programa não é a única explicação para o avanço veloz da FH, que, além de desenvolver softwares, faz "outsourcing", manutenção a distância da área de TI dos clientes. "Temos muitos clientes ligados ao varejo e às transações eletrônicas, que estão crescendo bem acima do ritmo da economia", diz.