- Alta nos preços dos combustíveis, que já incomodava o governo desde o ano passado, ganhou nova dimensão após o início da guerra na Ucrânia.
*) A guerra na Ucrânia já começa a afetar a economia. Entre os reflexos esperados está, claro, o aumento no preço dos barris de petróleo. A Rússia é um dos maiores exportadores mundiais do produto.
Este tema, dos combustíveis, já é uma polêmica dos últimos meses aqui no Brasil. Mesmo antes da invasão russa. A política de reajuste de preços da Petrobras é alvo de críticas até mesmo do presidente da República, Jair Bolsonaro.
As tentativas de baixar o preço dos combustíveis têm envolvido o governo e o Congresso. Isso tudo com a participação dos estados, na questão dos impostos como o ICMS.
De qualquer maneira, agora o cenário dos preços mudou bastante. Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre a expectativa de impacto da guerra na Ucrânia no valor do barril de petróleo e, consequentemente, nos combustíveis, e o quanto isso vai pesar no bolso do consumidor.
O programa fala também sobre como governo e Congresso pretendem agir para evitar um estrago ainda maior.
O convidado é o repórter da editoria de Economia da Gazeta do Povo, Célio Yano.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião