Curitiba – A GVT, empresa de telefonia fixa com sede em Curitiba, lançou oficialmente um serviço que promete incrementar o já efervescente cenário das telecomunicações. Batizada de Vox 3G, a solução é mais uma investida da operadora na área de transmissão de voz via rede de computadores (popularmente conhecida como VoIP) e voltada a ambientes corporativos. O chamariz, como é comum quando se fala em VoIP, está na redução de custos – já que o sistema elimina o conceito de discagem à distância. De acordo com a empresa, a economia com DDDs chega a 60%.

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Mas o Vox 3G apresenta alguns diferenciais em relação às soluções de VoIP corporativas oferecidas por gigantes como Avaya, Cisco e Siemens. O principal deles está na possibilidade de integração da nova tecnologia com a telefonia convencional. Ao adquirir o serviço, a companhia contratante não precisará abandonar o PABX já instalado nem deixá-lo funcionando como uma rede paralela. Pelo contrário, o sistema analógico poderá ser adaptado para funcionar na nova plataforma. Mais uma vez, a mira está na redução de gastos. "Os serviços de VoIP para empresas ainda eram arcaicos, de certa forma, e o investimento necessário a implementá-los, muito alto", citou o presidente da GVT, Amos Genish. As áreas de produtos, engenharia e tecnologia da informação da GVT investiram R$ 70 milhões no desenvolvimento da Vox 3G.

A GVT foi a primeira operadora do Brasil a investir no VoIP quando lançou, há um ano, os produtos Webfone e Omni. Até hoje, ela praticamente atuou sozinha nesse nicho. Quem se atrevia no mercado nacional de VoIP eram empresas que emulavam a experiência do Skype, a empresa sueca que revolucionou a telefonia ao oferecer ligações telefônicas via web. Essa realidade começou a mudar há poucas semanas, quando a Brasil Telecom, terceira maior operadora de telefonia fixa do país, anunciou que oferecerá um serviço próprio, o VoIPFone, a partir de dezembro.

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O presidente da BrT, Ricardo Knoepfelmacher, fez questão de ressaltar, no entanto, que o VoIP deve ser introduzido gradualmente no Brasil. "Embora estejamos tecnologicamente prontos, a entrada tem que ser gradual para não canibalizar a base", ponderou Knoepfelmacher no lançamento do VoIPFone, que ocorreu há duas semanas no evento Futurecom 2005, em Florianópolis.

O Vox 3G, diz a GVT, não tem valor definido, pois depende do projeto a ser desenvolvido para a empresa contratante. O interessante é que a solução servirá de base para o novo serviço de VoIP para usuários domésticos da operadora, com previsão de lançamento para a primeira semana de dezembro.

A principal característica do Vono, nome comercial desse outro produto, será a de unificar 146 cidades do Brasil em uma grande área local – ou seja, o usuário pagará sempre por ligações locais dentro dessa zona, que corresponde à região de atuação física da GVT. Além disso, o Vono poderá ser usado a partir do PC ou do telefone convencional (com um adaptador).