O Google anunciou nesta quarta-feira (15) que existem 900 milhões de aparelhos com o sistema móvel Android em todo o mundo. Somente no último ano, houve um crescimento de 500 milhões de ativações. Em setembro do ano passado, a Apple informou que haviam 400 milhões de dispositivos ativos com o sistema iOS. A empresa não divulga com frequência essa informações, entretanto, foram vendidos 83,4 milhões de aparelhos em 2012, incluindo iPhones, iPad e iPods.
Durante o evento para desenvolvedores Google I/O, que acontece a partir desta quarta até a próxima sexta-feira, a companhia informou que essas ativações trouxeram 48 milhões de instalações de aplicativos.
O Google revelou os dados com o objetivo de convencer desenvolvedores a lançarem aplicativos para o sistema prioritariamente, ao contrário do que acontece atualmente. Grande parte das empresas e empreendedores individuais optam por oferecer inicialmente apps exclusivos para o iOS, da Apple, e depois migram para o Android, como foi o caso da rede social de compartilhamento de fotos Instagram.
O executivo responsável pelos sistemas Android e Chrome, Sundar Pichai, afirmou que a empresa ainda tem um longo caminho a percorrer. "O Android começou com o simples objetivo de abrir os padrões para o mundo. Hoje, ele se tornou o sistema operacional móvel mais famoso do mundo", disse Pinchai, segundo o "TechCrunch". O sistema Android funciona em smartphones, tablets e câmeras digitais de diversas fabricantes, como Samsung, Motorola, LG, HTC, entre outros.
Galaxy
O Google anunciou que venderá o smartphone Galaxy S 4, lançado recentemente pela Samsung, com a versão "pura" do sistema operacional Android instalado, assim como acontece com os aparelhos de sua linha Nexus.A maioria dos celulares, incluindo o Galaxy S 4 que é vendido atualmente nas lojas, roda uma versão do Android modificada pelo seu fabricante. Além disso, quando uma atualização do sistema operacional é lançada, leva um tempo para ser adaptada e disponibilizada para os usuários.
Os gadgets Nexus, e agora o Galaxy S 4 vendido pelo Google, rodam a versão "pura" do Android e recebem as atualizações assim que são lançadas.O aparelho com 16 Gbytes de capacidade de armazenamento será vendido desbloqueado nos Estados Unidos por U$ 650 -o Nexus 4, smartphone mais novo da linha, sai por U$ 350.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast