Ouça este conteúdo
O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou, nesta sexta-feira (30), os nomes das escolhidas para presidir a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco do Brasil (BB). A Caixa será comandada por Rita Serrano, e o Banco do Brasil será dirigido por Tarciana Medeiros.
As duas são funcionárias de carreira das instituições bancárias. Rita trabalha na Caixa há 33 anos, e Tarciana atua no Banco do Brasil há 22 anos.
"Elas conversaram muito com o presidente, conversaram comigo, e estão alinhadas com o plano de governo do presidente Lula, sabem os desafios, a relação de crédito do Brasil, que é muito desafiadora e estão bastante animadas", afirmou Haddad.
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já havia adiantado na quinta-feira (29) que as presidências dos dois bancos seriam ocupadas por mulheres.
Currículo das novas presidentes da Caixa e do BB
Tarciana Medeiros têm 22 anos de carreira no Banco do Brasil. Agora, torna-se a primeira mulher a presidir o banco em mais de 200 anos de história da instituição, que foi fundada ainda na época do Império, em 1808.
Ela atualmente possui cargo de gerente executiva na Diretoria de Clientes do Banco do Brasil. Antes, foi superintendente comercial da BB Seguridade, subsidiária do banco. Formada em administração de empresas, é pós-graduada em gestão, marketing, liderança e inovação.
Por dois anos, Tarciana Medeiros esteve à frente de projetos de pós-venda na Diretoria de Crédito e Empréstimos do BB, uma das áreas prioritárias em que o governo conta com a atuação do banco público de varejo logo nos primeiros momentos da nova gestão.
Rita Serrano, por sua vez, tem 33 anos de Caixa Econômica Federal, sendo a atual representante dos empregados eleita para o Conselho de Administração do banco estatal, cargo que ocupa desde 2014. Ela já desempenhou diversas funções e foi, entre 2006 e 2012, presidente do Sindicato dos Bancários do ABC Paulista.
Atualmente, ela é uma das líderes do movimento de defesa das empresas públicas. Com informações da Agência Brasil.