Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ministro da Fazenda

Haddad defende adequação no Orçamento para gastos com desastres ambientais

Haddad diz que Orçamento deve prever gastos com desastres ambientais
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que a previsão de recursos voltados aos desastres ambientais deve entrar no Orçamento “em algum momento”. De acordo com o ministro, será necessário uma adequação no Orçamento se os gastos com desastres tornarem-se recorrentes.

“Em algum momento, vai ter de entrar [no Orçamento]. Talvez o extraordinário não seja tão extraordinário daqui para frente [...] Vamos ter de levar em consideração isso de forma mais organizada”, afirmou Haddad ao participar da 24ª edição do Valor 1000, um prêmio do jornal Valor Econômico, nesta segunda-feira (16).

Ao citar a tragédia do Rio Grande do Sul, Haddad classificou como “exemplar” a atuação do governo federal. Segundo o ministro, os recursos liberados para o RS não violaram o "espírito" do arcabouço fiscal.

Haddad defendeu indicação de Galípolo

No mesmo evento, Haddad voltou a defender a indicação de Gabriel Galípolo para o comando do Banco Central (BC).

Para Haddad, o amigo foi indicado com base em critérios técnicos e não para fazer a vontade do presidente Lula (PT).

“Você não indica pensando o que ele vai fazer, o que ele deve fazer. Indica pensando que ele é o quadro que você conhece que melhor responderá ao desafio do momento […] Então, ele não estará lá para fazer o que o Fernando Haddad ou o presidente Lula [quer]“, afirmou.

Atual diretor de política monetária do BC, Galípolo atuou como secretário-executivo de Haddad em 2023. 

Antes de confirmar a indicação de Galípolo, Lula disse que quando o presidente do BC for substituído “as coisas vão voltar à normalidade”. 

Haddad evitou comentários quando perguntado sobre as expectativas para o resultado da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que vai decidir sobre o patamar da taxa básica de juros (Selic), nesta quarta-feira (18).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.