Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Reforma tributária

Haddad diz que novo imposto pode subir 0,5 ponto com mudanças no Senado

Proporção de brasileiros que fazem avaliação negativa de Haddad passou de 23% para 26% entre agosto e outubro. Outros 26% fazem avaliação positiva e 30%, regular. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O ministro Fernando Haddad disse, nesta quinta-feira (2), que as mudanças do texto da Reforma Tributária no Senado devem aumentar em 0,5 ponto porcentual a alíquota-padrão do futuro IVA (Imposto sobre Valor Agregado), em relação à versão votada na Câmara.

Desta forma, a faixa de cobrança que oscilava entre 25% e 27% pode chegar a 27,5%. Haddad, no entanto, descartou que alcance os 28%. O aumento se deve às exceções oferecidas a setores específicos, segundo ele.

"Não chega a 28%. Se pegar o estudo que o [secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard] Appy fez, como não reduziu exceção, ampliou um pouquinho, amplia [a alíquota em] cerca de 0,5 ponto. Demos a estimativa para a equipe técnica do Senado, isso tem que se tornar público", disse ele, segundo a Folha de São Paulo.

Após reunião com o relator da reforma tributária, senador Eduardo Braga (MDB-AM), Haddad ressaltou que a equipe econômica sempre foi contra criar exceções ao sistema tributário, mas, para garantir condições de aprovar o texto, foi preciso ceder, conforme o Valor Econômico.

Haddad destacou, ainda, que o parecer em discussão não é perfeito, mas representa um salto de qualidade em comparação com o atual modelo tributário.

A PEC (proposta de emenda à Constituição) pode ser apreciada na próxima terça (7) na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), deliberada no plenário do Senado em primeiro turno na quarta (8) e, na quinta (9), em segundo turno.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.