Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Queda da Selic

“Herança bendita” de reformas colabora para “respiro” na economia

INSS adia reabertura de agências
Uma "herança bendita" de reformas dos últimos seis anos – como a da Previdência – colabora para o "respiro" da economia brasileira. (Foto: André Rodrigues/Arquivo/Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

A esperada redução da taxa básica de juros (Selic) pelo Banco Central reforça um período de "respiro" da economia brasileira – com redução nas projeções de inflação, expectativas para o PIB bem melhores que as do início do ano e até a melhora na nota de crédito do país por parte da agência de classificação de risco Fitch.

VEJA TAMBÉM:

Além de questões conjunturais, esse momento favorável também tem relação com a consolidação de uma "herança bendita" de reformas promovidas nos últimos seis anos.

Alberto Ramos, diretor executivo do Goldman Sachs para a América Latina lembra a "herança bendita" no aspecto fiscal. "Já vínhamos de dois anos com superávit, fato inédito nas últimas décadas".

Para Hélio Beltrão, presidente do Instituto Mises Brasil, "pouco a pouco o país está colhendo os frutos de excelentes ajustes micro e macroeconômicos consolidados". Entre eles a estão a reforma trabalhista, no governo Temer, e iniciativas do governo Bolsonaro como a reforma da Previdência, a Lei de Liberdade Econômica e outras ações liberalizantes.

Na mesma linha, a agência Fitch atribuiu o “desempenho macroeconômico e fiscal acima do esperado" do Brasil às políticas proativas e reformas dos últimos anos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros