A Honda do Brasil confirmou nesta quinta-feira (5) que a convocação de mais 833 mil veículos para verificação do sistema de airbag, anunciada há dois dias, não envolve nenhum automóvel vendido no Brasil.
O motivo do megarecall é o risco de forte explosão do airbag do motorista, que pode lançar estilhaços de peças de metal e causar graves ferimentos.
A Honda do Brasil esclarece que o problema foi detectado nos insufladores com a especificação do tipo duplo estágio (dual stage) para o módulo do Sistema de Retenção Suplementar (SRS AIRBAG) e os veículos comercializados no país, nacionais e importados, adotam o tipo estágio simples (single stage).
O chamado da útima terça é o complemento de um recall anunciado em 2008 e que já havia sido expandido em fevereiro e em setembro do ano passado, totalizando quase 1 milhão de unidades até agora no exterior. Em 2010, a montadora japonesa informou que havia registrado ocorrências da falha no airbag, incluindo a morte de um motorista e outros seis feridos, mas não em carros que haviam passado por recall. Ela atribui o defeito a "desvio no processo de produção do fornecedor".
Risco em 2.430 unidades
Entre os 833 mil veículos chamados nesta terça estão unidades feitas de 2001 a 2002 do Accord, de 2001 a 2003 do Civic, de 2002 do Odyssey, de 2002 a 2003 do CR-V, de 2002 a 2003 do Acura 3.2 TL e de 2003 do Acura 3.2 CL. Desses, há risco em apenas 2.430 unidades, que são as que tiveram o airbag reposto após algum acidente. Esses dispositivos de reposição teriam o risco de explosão. Como não conseguiu detectar em quais veículos eles foram instalados, a Honda decidiu fazer um recall mais amplo, com as 833 mil unidades.
Os donos desses carros serão avisados por carta neste mês. A Honda alerta que, se um proprietário convocado tiver certeza de que o airbag de seu veículo nunca foi substituído, ele poderá somente notificar a montadora. Caso contrário, o carro deverá passar pela inspeção.
Em 2008, o mesmo defeito motivou a Honda a convocar 3.940 unidades de Accord e Civic fabricadas entre 2001 e 2002 e, em 2010, incluir outras 880.769 unidades de Accord, Civic, Odyssey e CR-V fabricadas em 2001 e 2002, além de Acura TL feitos em 2002. Na época, a montadora foi questionada pelo departamento que regulamenta o trânsito nos Estados Unidos, o National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), pela demora em fazer o recall.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast