A Honda decidiu suspender o início da produção de sua segunda fábrica de automóveis no Brasil, antes previsto para o primeiro semestre de 2016, citando fraqueza do mercado interno.
A companhia investiu R$ 1 bilhão na unidade que ficou pronta no primeiro semestre deste ano e estava passando desde então por fase de testes de equipamentos, informou a montadora japonesa nesta sexta-feira (30).
Para a fábrica instalada na cidade paulista de Itirapina, a montadora chegou a contratar cerca de 120 funcionários que serão mantidos. A capacidade nominal é de 120 mil veículos por ano e o plano da Honda era iniciar a produção pelo compacto Fit, para desafogar a fábrica da companhia em Sumaré, também em São Paulo.
“A empresa mantém-se alerta diante das dificuldades atuais do segmento automotivo e, para 2016, a expectativa é manter o mesmo nível de volume deste ano, o que poderá ser suprido pela fábrica de Sumaré (SP)”, afirmou a Honda em comunicado. “A unidade estará pronta para iniciar a produção em massa assim que houver melhor previsibilidade do mercado”, acrescentou.
Retração
As vendas de veículos novos no Brasil acumulam queda de 23% este ano até o fim de setembro sobre o mesmo período do ano passado, a 1,95 milhão de unidades. A Honda, porém, viu suas vendas subirem 17,4% nos primeiros nove meses deste ano, a 112,5 mil unidades, apoiadas em novos modelos como o HR-V, segundo dados da associação de montadoras Anfavea.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast