A Autoridade Monetária de Hong Kong está estudando o impacto que o rebaixamento do rating (nota) dos Estados Unidos pela agência de classificação de risco Standard & Poor's pode ter sobre a economia e sobre o sistema financeiro locais, disse hoje uma pessoa familiar com a situação.
A pessoa, que não quis ter seu nome divulgado, disse que o estudo está "quase encerrado", sendo que o secretário financeiro John Tsang, provavelmente irá apresentar as conclusões iniciais do relatório amanhã (horário local), antes da abertura dos mercados.
A fonte acrescentou que o governo não considera abandonar o atrelamento da sua moeda ao dólar norte-americano depois do anúncio da S&P.
Tsang disse, mais cedo neste domingo, esperar que a volatilidade dos mercados continuem diante das preocupações de que outras agências de rating sigam a decisão da S&P. "Rebaixamentos adicionais do crédito soberano dos EUA irão conduzir à elevação das pressões sobre os juros envolvendo os títulos soberanos dos EUA e mesmo do mercado de forma mais ampla, desacelerando a recuperação econômica do país ainda mais", Tsang escreveu em seu blog, neste domingo.
"O status de porto seguro da dívida soberana dos EUA também será questionado, o que será desfavorável aos mercados financeiros". As informações são da Dow Jones.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião