As medidas de contenção do novo coronavírus mudaram, também, o horário de funcionamento das agências bancárias. Para proteger os próprios funcionários e evitar aglomerações, as agências atenderão entre as 10h e as 14h. Idosos, gestantes e pessoas com deficiência serão atendidos exclusivamente entre 9h e 10h.
Fazem parte da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que anunciou a medida, os grandes bancos do país: Bradesco, Itaú, Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Outras instituições financeiras menores também são associadas. Os novos horários devem valer enquanto as medidas de restrição forem necessárias para o combate à disseminação do novo coronavírus.
O que deve ser feito presencialmente nas agências
Em comunicado, a Febraban explica que o atendimento nas agências será feito de forma contingenciada, ou seja, com limitação no número de pessoas e apenas para transações consideradas essenciais.
O pedido é para que a população dê preferência para o uso dos canais digitais de atendimento das instituições financeiras, e só vá até agências bancárias quando for estritamente necessário.
"Ao evitar voluntariamente ir às agências bancárias, todos colaborarão para que os bancos possam dar prioridade ao atendimento aos grupos mais vulneráveis, protegendo todos, inclusive os bancários, com a redução do fluxo de pessoas", diz o texto.
Caixas eletrônicos funcionam normalmente
A Febraban informa, ainda, que a rede de autoatendimento, que tem 170 mil terminais disponíveis em todo o país, segue disponível para emergência. Nos caixas eletrônicos, os clientes podem fazer saques e depósitos.
Segundo a Federação, para a proteção dos clientes, a higienização dos terminais foi intensificada, "seguindo a orientação de aperfeiçoar e intensificar os protocolos de higienização das instalações bancárias".
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast