Com o início à meia-noite de sábado (17) do horário de verão, a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU) vão estender o horário de operação de trens e ônibus em São Paulo. À meia-noite, os relógios devem ser adiantados em uma hora. A medida, que visa à economia de energia elétrica, termina só à meia-noite do dia 21 de fevereiro. Além de São Paulo, a mudança acontece no Distrito Federal e em outros 9 Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio, Espírito Santo, Minas, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

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À meia-noite de sábado, a circulação de trens continuará normal na capital paulista tanto no Metrô quanto na CPTM. Os relógios das duas empresas serão alterados após o encerramento do expediente, às 2 horas do novo horário - ou seja, o embarque será permitido até as 2 horas do horário de verão.

Já as 600 linhas da EMTU vão operar normalmente, só que as partidas programadas para a meia-noite serão feitas à 1 hora do horário de verão. O mesmo vale para as 13 linhas do corredor metropolitano ABCD (São Mateus-Jabaquara). Já nos terminais rodoviários paulistanos não haverá alterações, porque as passagens foram vendidas prevendo o horário de verão.

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De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o consumo de energia aumenta no período de vigência da medida, por causa do calor e do crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. Conforme o ministério, o horário deve proporcionar uma redução de 4,4% no consumo de energia nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste do País. Com esse volume, é possível abastecer uma cidade com 5 milhões de habitantes durante a vigência da medida. Em todo o País, o governo federal estima que a economia de energia chegará a 5% nos horários de pico de consumo.