Com 41 anos de exercício da medicina, o cirurgião José Cândido Muricy (foto) partiu para um empreendimento ousado: construiu em Curitiba um hospital com estrutura e charme de hotel. O paciente desfruta de quartos amplos, com frigobar e tevê a cabo, e o conforto de banheiro aquecido. No restaurante, o serviço é "a la carte". A vocação do Hospital Dr. Muricy que homenageia o bisavô, o médico José Cândido da Silva Muricy está ligada às cirurgias de médio porte e aos diagnósticos por meio de vídeo.
Ex-dirigente da Clinihauer e do Hospital Milton Muricy, o médico conversou com a repórter Marina Fabri.
Qual é a proposta do hospital?
Do ponto de vista médico, queremos ser um polo de saúde na área cirúrgica, tanto em Curitiba como no Brasil. E já estamos recebendo pacientes de vários estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.
Esse modelo é inovador em Curitiba?
O que vemos é que existem muitas clínicas, mas não hospitais com essa proposta. Pensei em uma estrutura em que os pacientes se sentissem seguros para fazer procedimentos cirúrgicos com tranquilidade e conforto. E eu, como médico cirurgião, tinha necessidade de ter um hospital voltado apenas para a área em que atuo.
Qual a estrutura?
São 3,5 mil metros quadrados de área construída. O prédio tem seis andares e contamos com quatro salas cirúrgicas. Mas esta estrutura é parte apenas da primeira etapa do hospital. Em breve, os planos são de ampliação para 4,5 mil metros quadrados e construção de mais cinco salas cirúrgicas. A média de cirurgias deve ficar em torno de dez por dia, número que será maior com a ampliação.
Qual foi o investimento?
Na primeira etapa, esta que já está construída, foram R$ 10 milhões, sem financiamento. Para a próxima, teremos recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).* * * * * * * *
Novo endereço da Mônica
Os personagens da Turma da Mônica, que já divertiram as crianças paranaenses no miniparque do Shopping Estação, voltam ao Paraná, mas agora longe da capital. Em julho, o hotel Bourbon Cataratas, em Foz do Iguaçu, inaugura um novo complexo de lazer tendo como tema a turminha de Maurício de Souza. O desenhista já é parceiro da rede, com uma proposta semelhante em Atibaia, no interior de São Paulo.
A rede Bourbon está investindo forte em novos negócios. Um novo diretor de desenvolvimento, o administrador Francisco de Assis Siqueira Camargo, acaba de assumir com a missão de expandir a marca, que tem 11 unidades em Foz do Iguaçu, Curitiba, Cascavel e Londrina, São Paulo, Atibaia e Alphaville (SP), e Rio de Janeiro (RJ).
Um abacaxi para descascar
Depois de oito anos à frente do Sindimetal-PR, que representa as empresas do setor metal-mecânico do estado, Roberto Sotomaior Karam passou o comando da entidade a Alcino de Andrade Tigrinho que já assumiu tendo de enfrentar ameaças de paralisação entre metalúrgicos. As greves da semana passada ocorreram nas montadoras, que são representadas por outro sindicato, o Sinfavea, mas sempre há o risco de "contaminação" para a base do Sindimetal.
Na cerimônia de posse, Karam colocou seu nome à disposição do DEM como pré-candidato a deputado estadual no que recebeu o apoio de Rodrigo da Rocha Loures, presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).
Prêmio ao bom motorista
A Porto Seguro lançou por aqui o Zero Ponto, um benefício que oferece 5% de desconto na contratação ou renovação de apólices para motoristas que não têm multas nem pontos registrados na carteira de habilitação. O Paraná é o segundo estado a receber a campanha, depois de São Paulo.
Luxo total
Andam aceleradas as negociações entre o grupo Soifer e as empresas que terão lojas no novo shopping da holding, o Patteo Batel. No mercado especula-se que pelo menos uma marca de prestígio já confirmou presença: a francesa Louis Vuitton. Também há conversas com outro ícone de luxo, a joalheria norte-americana Tiffanys.
Eventos
Foz do Iguaçu é a primeira e Curitiba a oitava entre as cidades brasileiras que mais recebem eventos internacionais. O ranking, com as posições de 2009, é da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA). Na lista dos países, o Brasil ocupa o sétimo lugar no ranking mundial, com 293 eventos internacionais. O número é 15,4% maior do que em 2008.
Empreender e inovar
Dois temas atuais e inevitáveis, empreendedorismo e inovação, reúnem nesta terça-feira Hélio Rotenberg, presidente da Positivo Informática, e Silvio Meira, cientista-chefe do Cesar, sigla do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, que comemora dois anos da filial paranaense. Eles vão debater, com empresários convidados, experiências de inovação vividas fora do eixo Rio-São Paulo. Vai ser às 8h30, no Hotel Slaviero Full Jazz (Curitiba).
Por falar em inovação
Um projeto do Senai de Londrina e outro da Rede de Observatórios da Federação das Indústrias (Fiep) foram aprovados no Edital CNPQ, divulgado nesta semana. Ambos levam inovação para dentro das empresas e são os primeiros do Sistema Fiep a receber recursos de apoio técnico da agência federal de pesquisas.
A moda é o tema do projeto do Senai. Ele desenvolve um mecanismo que facilitam o uso da modelagem informatizada. O outro cria o Índice Paranaense de Inovação (IPRI), com a coleta de informações de forma menos sisuda e mais divertida.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast