Os hóspedes de um hotel em Estocolmo, na Suécia, podem utilizar seis telefones celulares em vez de chaves para abrir a porta do seu quarto. Para abrir as portas, basta segurar o aparelho próximo da fechadura por alguns instantes.
A empresa Assa Abloy AB, uma das maiores fabricantes de fechaduras do mundo, lançou um aparelho, que está em testes no Hotel Clarion, na capital sueca, que utiliza chips de rádio de curta distância para abrir as portas. O sistema é similar aos aparelhos que realizam pagamentos em postos de gasolina do país.
Durante quatro meses, hóspedes poderão fazer o check-in no hotel por meio do celular e ativá-los para usar os aparelhos como chaves. Desta maneira, não será mais necessário se dirigir à recepção do hotel.
A tecnologia de rádio de curta distância deve ser incluída nos próximos modelos de smartphones que chegarão ao mercado nos próximos anos. O sistema permitirá realizar pagamentos por meio dos aparelhos e a Abloy quer levar as fechaduras inteligentes para prédios comerciais e casas. Poucos aparelhos no momento possuem a tecnologia.