Você está fora do escritório, sem acesso à conta de e-mail da empresa, e precisa mandar uma mensagem para o cliente. Usar sua conta de webmail (com as extensões "@hotmail.com", "@gmail.com" ou "@yahoo.com.br") pode não parecer muito profissional e, por isso, a versão oficial do novo Hotmail permite que o usuário cadastre até cinco de seus endereços de e-mail - mesmo aqueles corporativos. Dessa forma, é possível usar o serviço Hotmail para enviar mensagens com a extensão "@minhaempresa.com.br".
Essa é uma das novidades da versão oficial do Windows Live Hotmail, ferramenta da Microsoft lançada oficialmente nesta segunda-feira (7), depois de ficar disponível por um ano e meio na versão beta. Apesar das novas funções, é improvável que a alternativa impressione usuários de outros serviços, como o Gmail (já habituados à possibilidade de "mascarar" seus endereços e acessar mensagens via celular) e o Yahoo! (que adotou há tempos o visual do Outlook, algo que o Hotmail só fez agora).
A companhia nega que a nova versão do Hotmail com 2 GB, contra o atual 1 GB - seja uma resposta à alternativa do Google, que conquistou muitos usuários ao oferecer 1 GB em 2005. "O armazenamento deixou de ser um diferencial, porque dificilmente o usuário ocupa toda essa capacidade. Agora, o foco está voltado à produtividade e à proteção, alternativas presentes nessa nova versão", disse Priscyla Alves, gerente de marketing e serviços de comunicação do segmento on-line da Microsoft Brasil.
Segundo Priscyla, não há uma meta de novos clientes a ser atingida: por enquanto, o objetivo é migrar todos os usuários do serviço para a nova versão. A mudança acontecerá de forma gradual, através de um convite exibido no próprio site, e dará aos usuários duas alternativas: a versão clássica e a avançada. Elas têm basicamente os mesmos recursos, mas a clássica sofre poucas alterações visuais em relação ao Hotmail atual e usa tecnologia HTML -- na avançada, a tecnologia é a Ajax, que agiliza o acesso aos dados. A versão beta do serviço foi testada por 20 milhões de pessoas, três milhões delas somente no Brasil.
Funções
A possibilidade de o usuário cadastrar seus diversos endereços de e-mail no Hotmail, podendo escolher assim como se apresentar ao destinatário, agrada os usuários, mas requer cuidados. Para evitar fraudes de identidade, é necessário enviar uma espécie de convite às suas outras contas de e-mail, para autorizar esse uso: antes de ser cadastrado, o e-mail com extensão "@minhaempresa.com.br", por exemplo, receberá um pedido de autorização para ser incluído no Hotmail.
Essa função não integra as contas, apenas permite que o endereço alternativo seja enviado via Hotmail. Se o usuário quiser receber as respostas em seu e-mail corporativo, e não no webmail da Microsoft, ele pode programar o serviço para direcionar as mensagens recebidas.
A nova versão também um jeitão de Outlook (ferramenta de e-mail do pacote Office) em sua aparência e em algumas funções, como a "arrastar e soltar", comandos rápidos via teclado, busca de e-mails por assunto ou contato e menu acessado através do botão direito do mouse.
O webmail também apresenta reforço na segurança, com uma barra no topo da página que alerta obre os riscos da mensagem - a cor vermelha indica grande probabilidade de fraude, a amarela significa que o remetente não consta na lista de contatos e a branca mostra que o e-mail foi enviado por alguém conhecido. Além disso, quando o usuário classifica um e-mail como lixo eletrônico (spam), os spammers receberão uma mensagem alertando que aquele endereço não é válido.
O acesso à nova versão pode ser feito via telefones celulares com a tecnologia WAP - os clientes da Vivo e Oi já tem essa alternativa pré-instalada, enquanto os demais podem utilizar o serviço através do endereço mobile.live.com. Em até dois meses, afirma a Microsoft, os usuários também poderão sincronizar as mensagens do Hotmail no Outlook, depois de baixarem nesse programa a ferramenta Outlook Conector, ainda não disponível.
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