A startup mineira Hotmart ajudou a criar um novo mercado de empreendedorismo no Brasil. É por meio de sua plataforma que 700 mil pessoas desenvolvem, vendem e distribuem cursos digitais, como videoaulas e e-books. A empresa já impactou 3 milhões de pessoas que compraram os 70 mil conteúdos oferecidos através da ferramenta para aprender, por exemplo, sobre marketing, culinária, empreendedorismo, finanças e idiomas. E não deve parar por aí. De malas prontas, o negócio já desembarcou na Espanha e chega neste ano à Holanda e Colômbia para conquistar, também, a Europa e América Latina.
Empresa depende do crescimento do mercado de ensino à distância
Prestes a completar sete anos de mercado, o projeto da Hotmart começou no fim de 2010, quando pouco se falava em startups no Brasil. As estratégias de marketing digital, um conjunto de técnicas de SEO, links patrocinados, e-mail marketing, landing pages e campanhas web com foco na divulgação de sites, marcas ou produtos, também eram conhecidas por poucos. E o iPhone 4 tinha acabado de entrar no país, ainda restrito ao grupo seleto de pessoas dispostas a pagar quase R$ 2 mil pelo aparelho mais moderno da época.
João Pedro Resende, formado em Ciências da Computação, percebeu o cenário de “atraso” digital do país e não teve medo: criou a startup que impulsionaria um novo mercado de produtores de conteúdo digital. A ideia surgiu após uma tentativa fracassada de lançar uma empresa de aplicativos conectados à internet e com soluções baseadas em geolocalização. O ano era 2004 e o que levou o negócio a falir foi a falta de visão comercial e de marketing.
Pioneirismo
“Essa primeira empresa me ensinou a nunca delegar o comercial e o marketing da sua empresa para um terceiro”, afirma João Pedro. O programador foi, então, aprender sobre como vender um produto pela internet e passou por diversas empresas de tecnologia de Belo Horizonte.
Em paralelo, mantinha um blog sobre jogos eletrônicos. Decidiu ganhar dinheiro com o site e, ao mesmo tempo, colocar em prática o que aprendia sobre marketing. Vendeu seus primeiros e-books quando não havia nenhuma plataforma que hospedasse e oferecesse o material. Programou tudo sozinho e enxergou uma oportunidade de negócio.
Em 2011, lançou junto com Mateus Bicalho a Hotmart. “Fomos pioneiros em lançar uma solução completa, pois não havia nada que hospedasse de forma segura o seu material na internet para ninguém copiar e que pudesse fazer o pagamento pela própria plataforma e, depois de pago, disponibilizar automaticamente para o cliente”, resume João Pedro.
O primeiro faturamento da empresa foi R$ 180, o suficiente para João Pedro e Mateus largarem seus empregos para começar um trabalho de evangelização. “Existiam muitas pessoas que produziam conteúdos pela internet, mas que não vendiam e não ganhavam dinheiro”, diz João Pedro. Começou aí a ganhar força o movimento dos empreendedores digitais, gente como o consultor financeiro Gustavo Cerbasi, que utiliza a plataforma da Hotmart para vender seus cursos e livros digitais.