O HSBC pediu desculpas oficiais ontem a clientes e investidores por práticas do passado em seu banco privado na Suíça depois de alegações de que ajudou centenas de clientes a burlar impostos. O maior banco da Europa disse em anúncios de página inteira em jornais britânicos que a recente cobertura da mídia que focou na operação suíça e em assuntos financeiros de alguns de seus clientes tinham sido uma experiência dolorosa e que as normas em vigor hoje "não estavam universalmente estabelecidas" no passado. "Por isso, oferecemos nossas mais sinceras desculpas", disse a propaganda. O anúncio é dirigido a clientes, acionistas e colaboradores e é assinado pelo presidente-executivo, Stuart Gulliver.

CARREGANDO :)

A maior parte da mensagem ecoa um e-mail enviado aos funcionários na sexta-feira passada, quando Gulliver disse que o banco tinha, por vezes, não conseguido fazer jus aos padrões esperados.

Lavagem de dinheiro

Publicidade

O HSBC admitiu falhas no cumprimento e controle em seu banco privado suíço, após as alegações da mídia de que a instituição pode ter habilitado clientes a esconderem milhões de dólares em ativos, embora Gulliver tenha dito que muitas pessoas mencionadas como clientes já tinham deixado o banco há muito tempo e que alguns nunca foram clientes.