“O objetivo é mudar a experiência de ir ao banco, para que ele seja cada vez mais um canal de relacionamento e não apenas para pagar contas.” Nei Zuzek, sócio- diretor da Roda de Design| Foto: Divulgação

A empresa curitibana Roda de Design foi escolhida para fazer a reformulação visual das agências do banco HSBC na América Latina. O projeto mundial, que teve início em 2008, deve envolver as 10 mil unidades do grupo no mundo e cerca de 3 mil na América Latina. A Roda de Design vai ficar responsável pela arquitetura, comunicação visual e design das agências no Brasil e no Chile e pela comunicação visual nos demais países da América Latina, em um negócio que deve envolver US$ 2 milhões em três anos.

CARREGANDO :)

"O objetivo é mudar a experiência de ir ao banco, para que ele seja cada vez mais um canal de relacionamento e não apenas para pagar contas", afirma o argentino Nei Zuzek, sócio- diretor da Roda de Design. De acordo com ele, cresce a preocupação entre as instituições financeiras em mudar a imagem de que "ir ao banco é algo chato e burocrático". No Brasil, além do HSBC, outros bancos como Itaú e Santander vêm reformulando suas agências com foco nesse objetivo.

Eles acreditam que tornar a agência um "espaço mais amigável" contribui, inclusive, para o aumento da carteira de clientes e para a recuperação dos que deixaram de ser. "O banco tem de parecer cada vez mais uma loja, mesmo com todas as suas complexidades, como a preocupação com a agilidade no atendimento e a segurança."

Publicidade

A Roda de Design, que tem cinco anos de mercado e acumula outros trabalhos para o HSBC, está fazendo a chamada "tropicalização" das agências – ou seja, está adaptando o projeto mundial às condições de mercado brasileiro, com o desenvolvimento de fornecedores locais. O objetivo é deixar a operação brasileira o mais parecida possível com o projeto global, com as mesmas características de visual, mobiliário e acesso aos serviços. "Isso tudo adaptando às condições do sistema bancário brasileiro, como a necessidade de itens obrigatórios, como a porta giratória, o anteparo para os caixas e a mobília os balcões e mesas", diz.

Início

No Brasil, 50 agências já estão funcionando com o novo vi­­sual, que tem como características, dentre outras, uma área maior para relacionamento, a predominância da cor vermelha nos móveis e as paredes externas transparentes. Uma das novidades é que algumas agências terão computadores para que o cliente possa acessar sua conta bancária pela internet. A meta até o fim do ano é chegar a 150 agências em todo o país, mas ainda não há informação sobre qual a primeira agência que será reformulada em Curitiba. A mudança envolve cerca de 150 fornecedores.

No Chile, onde o HSBC ainda tem uma presença tímida, o processo começa do zero, segundo Zuzek. "Já foram abertas três unidades e até o fim do ano serão mais duas", acrescenta.