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INDÚSTRIA AUTOMOTIVA

IAP autoriza Volks a ampliar fábrica no Paraná

Fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais: Audi estuda voltar a produzir na unidade | Divulgação
Fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais: Audi estuda voltar a produzir na unidade (Foto: Divulgação)

Confirmando o avanço dos planos de ampliação de sua fábrica paranaense, a Volkswagen obteve licença ambiental para mudanças na unidade de São José dos Pinhais com prazo para julho de 2015. O anúncio da licença de instalação, concedida em julho pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), foi publicado ontem no Diário Oficial. Consultada, a montadora informou que "estas licenças são processos regulares para a avaliação de possíveis ampliações".

Segundo o secretário de Indústria e Comércio do Paraná, Ricardo Barros, os planos da empresa estão "na reta final de negociação" com o governo. Falta bater o martelo em relação a incentivos fiscais, afirma Barros. O secretário adianta que entre as pretensões da multinacional estão o aumento da produção na fábrica e a criação de estrutura para parcerias.

Em março, a Audi divulgou planos de voltar a dividir a planta de São José dos Pinhais com a Volks, trazendo ao Brasil a fabricação dos modelos A3. A operação conjunta durou de 1999 (fundação da fábrica) a 2006. Conforme o governo estadual, a Volks já revelou o plano de produzir mais modelos no Paraná além das famílias Golf e Fox. Nos últimos anos, porém, os planos da fábrica foram adiados devido a atritos com o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, que tiveram seu auge em uma greve que durou 37 dias em 2011.

A licença expedida pelo IAP abre caminho para a fábrica ampliar a estrutura de logística e de armação (produção da carroceria) de veículos. Hoje, a fábrica tem área construída de 303 mil metros quadrados, onde trabalham 3,3 mil pessoas. A produção alcançou quase 221 mil unidades em 2012, o equivalente a 42% da produção paranaense de veículos.

BMW inicia obras em SC em novembro

Folhapress

A primeira fábrica da BMW no Brasil começa a ser erguida em três meses na cidade de Araquari (SC) e ficará pronta em meados de 2014, anunciou a empresa. Com investimento anunciado de aproximadamente R$ 1 bilhão, a unidade terá capacidade para produzir 32 mil carros por ano.

Com a fábrica, a montadora passa a ter isenções fiscais, como uma cota de importação de carros livre dos 30 pontos percentuais extras do IPI. Os primeiros carros nacionalizados sairão da linha de montagem a partir de setembro de 2014, segundo a BMW. A montadora, porém, ainda faz suspense sobre quais modelos de luxo serão montados no país.

Três candidatos de médio porte estão na disputa: o hatch Série 1, o sedã Série 3 e o utilitário esportivo urbano X1, que, em versões de passeio, custam de R$ 90 mil a R$ 280 mil. O potencial comercial de cada modelo no mercado brasileiro será um dos fatores para a escolha.

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