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Aviação

IAP concede licença ambiental para ampliação de três aeroportos do PR

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) concedeu autorização para obras de ampliação dos aeroportos de Guarapuava, Pato Branco e Toledo. O início dos serviços, que vão permitir a melhoria na infraestrutura aeroportuária do estado, depende agora do repasse de recursos da União via Banco do Brasil, gestor financeiro dos projetos.

As obras fazem parte de um plano do governo federal para aprimorar e ampliar a malha de aeroportos no país. A proposta, além de conceder à iniciativa privada os aeroportos de Confins (MG) Galeão (RJ), prevê investimento total de R$ 7,3 bilhões para melhorias em terminais regionais.

O processo de análise dos pedidos ambientais realizado pelo IAP durou dois meses, conforme demanda do governo. A reportagem procurou o Banco do Brasil para obter mais informações sobre as obras, mas não obteve retorno até as 18h25 desta terça-feira.

Cascavel

Além da concessão das licenças ambientais, a Paraná Edificações, autarquia da Secretaria de Infraestrutura, aguarda também a liberação de parte de R$ 5 milhões destinados pelo governo federal para a construção do terminal de passageiros do aeroporto de Cascavel. O contrato para o recebimento da verba foi encaminhado à União na semana passada, e o órgão espera que as obras iniciem até o dia 20 de fevereiro.

A expectativa do governo do estado é que, com a obra finalizada, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aumente a categoria do aeroporto. O novo terminal terá 2,5 mil metros quadrados e contará com sala de embarque com capacidade para 150 passageiros sentados, além de um novo sistema de esteira de bagagens, lojas, área de check-in e praça de alimentação.

Afonso Pena

Conforme o Executivo Estadual, ainda não há um posicionamento do governo federal sobre o processo de desapropriação dos terrenos no entorno do aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

No ano passado, a Secretaria de Infraestrutura encaminhou ao Ministério da Aviação Civil uma solicitação para que o Paraná contasse com recursos federais para realizar as desapropriações, que deverão custar em torno de R$ 300 milhões.

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