As companhias aéreas terão lucro neste e no próximo ano acima do previsto anteriormente, devido à retomada do mercado e melhor uso da capacidade, informou nesta terça-feira a Iata, associação que representa o setor.
Contudo, as margens permanecem baixas e a recuperação da indústria é irregular, com as companhias aéreas na Europa em situação pior quando comparadas às de outras regiões.
"Nossas projeções de lucro subiram para 2010 e 2011 com base em um excepcional desempenho no terceiro trimestre, disse o diretor-geral da Iata, Giovanni Bisignani.
"Mas apesar das fortes projeções de lucro, ainda vemos uma pausa na recuperação no próximo ano depois de uma forte retomada pós-recessão", acrescentou.
A Iata representa 230 companhias aéreas cobrindo 93% do tráfego internacional. A entidade quase dobrou suas estimativas de lucro para o setor em 2010 e 2011 sobre as projeções feitas em setembro.
A Iata vê agora lucro líquido da indústria em 2010 de 15,1 bilhões de dólares, acima dos 8,9 bilhões de dólares previstos em setembro. Para 2011, a projeção é de lucro de 9,1 bilhões de dólares, acima dos 5,3 bilhões de dólares calculados anteriormente.
No ano passado, as companhias aéreas tiveram prejuízo combinado de 9,9 bilhões de dólares, segundo a Iata.
A margem líquida cairá para 1,5% em 2011, contra 2,7% neste ano. Em 2009, a margem foi negativa em 2,1%.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião