Foi lançado esta semana o portal iba (www.iba.com.br), primeira loja virtual brasileira que vende, no mesmo espaço, livros, jornais e revistas. Os conteúdos baixados poderão ser lidos em tablets tanto no iPad como nos modelos alimentados pelo sistema operacional Android e em PCs. Estão disponíveis 6 mil livros eletrônicos de 170 editoras, 17 dos mais reputados jornais do país, inclusive a Gazeta do Povo, e 25 revistas digitais. Versões para Mac devem chegar no segundo semestre.
O iba é uma empresa da Abril Mídia. "É uma banca digital completa, fácil de usar, com acesso a todas as plataformas", diz Ricardo Garrido, diretor de operações do iba. Já existem outros negócios de venda de publicações eletrônicas no Brasil, mas a oferta é restrita a livros.
A loja funciona em caráter experimental desde o ano passado. Como estratégia de lançamento do portal, durante um mês, o site vai oferecer cinco revistas, dez livros e um jornal por dia gratuitamente a quem se inscrever nele.
O site tem uma área para livros recém-lançados e também a lista dos mais vendidos da revista Veja. O pagamento é feito pelos meios habituais no comércio eletrônico, como o cartão de crédito, e o site se encarrega da cobrança. "Procuramos reproduzir, na loja virtual, o funcionamento de uma livraria do mundo físico", diz Garrido.
A ideia do iba surgiu da expansão dos tablets no Brasil e da expectativa de melhora da qualidade e alcance da banda larga. Há no país, hoje, 600 mil tablets e a expectativa é de que em cinco anos sejam 9 milhões. A banda larga, ainda cara e lenta, tem bastante espaço para crescimento.