A companhia aérea espanhola Iberia - que em 2011 finalizou processo de fusão junto a British Airlines - anunciou nesta sexta-feira novos acordos salariais com mais de 70% do corpo funcional da empresa durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira, de acordo com a Agência France-Presse

CARREGANDO :)

Segundo a companhia, o trato estabelecido servirá para melhorar a produtividade da empresa nos próximos anos. O desconto imediato nos vencimentos dos funcionários - que equivalem a 71% da empresa - será de 7%, com congelamento de vencimentos previstos até 2015.

- Este acordo, que também inclui pilotos aposentados e tripulações de bordo, é um marco para a história da empresa - avaliou Luis Gallego, presidente executivo da companhia aérea - O acordo nos permitirá estabelecer uma base para o progresso no caminho do crescimento sustentável e rentável - finalizou o Gallego, antes de afirmar que aumentos salarias estão condicionados a uma melhor condição financeira da empresa.

Publicidade

A tentativa de acordo será posta em prática após a avaliação das categorias sindicais envolvidas. De acordo com a companhia, a expectativa é que na próxima semana, alguns sindicatos já celebrarem o novo acordo com a empresa.

Entre 2008 e 2013, a Iberia registrou mais de 850 milhões de euros em perdas. Como forma de alento, nos últimos anos a empresa vem registrando perdas menores que nos piores períodos de sua crise. As negociações para reduções salarias procuram dar fim as ameaças de demissões coletivas.