A companhia aérea espanhola Iberia - que em 2011 finalizou processo de fusão junto a British Airlines - anunciou nesta sexta-feira novos acordos salariais com mais de 70% do corpo funcional da empresa durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira, de acordo com a Agência France-Presse
Segundo a companhia, o trato estabelecido servirá para melhorar a produtividade da empresa nos próximos anos. O desconto imediato nos vencimentos dos funcionários - que equivalem a 71% da empresa - será de 7%, com congelamento de vencimentos previstos até 2015.
- Este acordo, que também inclui pilotos aposentados e tripulações de bordo, é um marco para a história da empresa - avaliou Luis Gallego, presidente executivo da companhia aérea - O acordo nos permitirá estabelecer uma base para o progresso no caminho do crescimento sustentável e rentável - finalizou o Gallego, antes de afirmar que aumentos salarias estão condicionados a uma melhor condição financeira da empresa.
A tentativa de acordo será posta em prática após a avaliação das categorias sindicais envolvidas. De acordo com a companhia, a expectativa é que na próxima semana, alguns sindicatos já celebrarem o novo acordo com a empresa.
Entre 2008 e 2013, a Iberia registrou mais de 850 milhões de euros em perdas. Como forma de alento, nos últimos anos a empresa vem registrando perdas menores que nos piores períodos de sua crise. As negociações para reduções salarias procuram dar fim as ameaças de demissões coletivas.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast