O emprego industrial subiu 0,7% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal, na maior variação ante mês anterior apurada desde julho de 2008, segundo divulgou nesta terça-feira (8) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). nessa base de comparação.
O índice de média móvel trimestral do emprego na indústria registrou aumento de 0,4% no trimestre encerrado em outubro ante o terminado em setembro, mostrando uma pequena aceleração em relação ao trimestre encerrado em setembro, quando subiu 0,3% ante o trimestre encerrado em agosto. Na comparação com outubro do ano passado, a ocupação no setor registrou variação negativa de 5,7%. Até outubro, o emprego acumula queda de 5,7% no ano e de 4,8% em 12 meses.
Ainda segundo o IBGE, a folha de pagamento real da indústria (equivalente à massa salarial) teve alta de 0,5% em outubro ante setembro e queda de 4,0% ante outubro de 2008. No ano, a folha acumula queda de 2,7% e, em 12 meses, recuo de 1,4%. O número de horas pagas na indústria aumentou 0,5% em outubro ante setembro, mas caiu 5,7% ante outubro do ano passado, acumulando queda de 6 2% no ano e recuo de 5,4% em 12 meses até outubro.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast