A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,79% em março, ante 0,80% em fevereiro, segundo informou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio acima do intervalo das estimativas dos analistas, que esperavam taxa de 0,54% a 0,78%. A mediana das previsões estava em 0,70%. No ano, o IPCA acumula alta de 2,44% e, nos 12 meses encerrados em março, o índice acumula variação de 6,30%.
O IPCA é o índice oficial utilizado pelo Banco Central (BC) para cumprir o regime de metas de inflação, determinado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O centro da meta de inflação para 2011 foi estabelecido em 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo.
INPC
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que apura a inflação para famílias com rendimento mensal de 1 a 6 salários mínimos, foi de 0,66% em março. No ano, o INPC acumula alta de 2 16% e, em 12 meses, de 6,31%. O INPC é utilizado em geral para os reajustes salariais.
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast