Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Orçamento familiar

IBGE: IPCA vai incorporar nova POF em 2 anos

Os novos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), divulgados hoje, deverão ser incorporados no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em, no máximo, dois anos, segundo informou hoje a coordenadora de índices de preços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eulina Nunes dos Santos. Segundo ela, ainda não é possível antecipar quais mudanças no peso dos produtos no cálculo do índice vão ocorrer com a incorporação da nova pesquisa.

Eulina afirmou que os dados da POF não provocam mudanças imediatas nos pesos dos produtos no IPCA, porque é preciso adequar a metodologia entre as duas pesquisas e atualizar valores para o ano em que os novos pesos no índice de preços serão definidos - a POF é de 2009 e, se a mudança no IPCA ocorrer em 2011, os valores terão que ser recalculados para esse período. Ela exemplifica que o grupo habitação na POF inclui os serviços de comunicação, enquanto no IPCA existem dois grupos diferenciados.

A última mudança de pesos no IPCA ocorreu em 2006, para adequação à POF de 2002/2003. Eulina acredita que novas mudanças nas fatias de participação de itens e grupos no IPCA serão inevitáveis a partir da nova POF. "De 2003 para cá houve mudanças importantes na renda, facilidade para aquisição de veículos, enfim, essa transformação deverá ter influência no índice", disse.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.