O número de pessoas ocupadas nas seis principais regiões metropolitanas do País somou 22,11 milhões em dezembro, com alta de 0,2% ante novembro, e de 3,4% na comparação com dezembro de 2007. Por outro lado, o número de desocupados caiu para 1,6 milhão, com recuo de 11% ante novembro e queda de 6,3% na comparação com dezembro do ano anterior.
A Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do IBGE mostrou também que, apesar da crise, o emprego com carteira assinada prosseguiu em expansão em dezembro, registrando alta de 0,8% ante novembro e de 7,2% ante dezembro de 2007. O gerente da pesquisa, Cimar Azeredo, já havia adiantado que a crise financeira internacional só deverá chegar aos resultados da pesquisa de emprego do IBGE em janeiro de 2009.
O levantamento do IBGE inclui também o emprego informal e por conta própria, ao contrário do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado pelo Ministério do Trabalho essa semana, e que mostrou uma forte queda no emprego em dezembro, porque investiga apenas as vagas formais no mercado de trabalho.
Cerimônia de memória do 8/1 se transforma em ato político com gritos de “sem anistia”
8/1 completa dois anos com 371 condenados; assista ao Sem Rodeios
Super live de oito horas contesta narrativa do governo sobre o 8 de janeiro
Conanda publica resolução de aborto em meninas de 14 anos, sem aval dos pais, até 9 meses
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast