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A IBM e a californiana Linden Labs, criadora do mundo virtual em três dimensões Second Life, anunciaram um acordo para permitir, entre outras coisas, que os usuários de internet criem personagens virtuais (avatar) universais, capazes de serem usados em diferentes mundos online em 3D.

A idéia é que os usuários possam transportar seus "corpos" para outros universos virtuais, mantendo características como nomes, aparência e qualidades, além de pertences e certificados de identidade - como uma espécie de passaporte virtual, informou a IBM em comunicado. Atualmente, os usuários que criam um personagem, ou avatar, em um mundo virtual gastam cerca de uma hora no processo de cadastro e criação e não podem levar essa identidade com eles para novos serviços ou "mundos".

O objetivo é integrar à internet atual novos mundos virtuais que "se falam", através da criação de novos formatos e protocolos baseados em softwares abertos, soluções capazes de ampliar e popularizar o uso de mundos em três dimensões na internet, informaram as companhias.

O Second Life é um dos líderes no mercado de mundos virtuais - com cerca de meio milhão de usuários ativos - mas já existem outros ambientes 3D, como o Kaneva, ainda em fase beta e que permitirá combinar as características da web em três dimensões com redes sociais, como o MySpace, Facebook e o YouTube.

A Linden Labs, criadora do Second Life, está apostando que um sistema aberto recompensará os mundos interessantes atraindo mais usuários, e punirá os tediosos com uma fuga de internautas. Mas um sistema de passaportes virtuais como esse pode levar anos para ser desenvolvido, caso não termine vítima, antes disso, dos conflitos de interesses que ocasionalmente sufocam os esforços de desenvolver padrões para o veloz setor de tecnologia.

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