O Ibope foi o instituto escolhido para realizar as pesquisas de aferição de quantos domicílios contam com o sistema de TV digital no país. A decisão foi tomada nesta quarta-feira pelo Grupo de Implantação do processo de TV digital (Gired). A primeira pesquisa será realizada pelo Ibope na cidade piloto Rio Verde, Goiás, a partir do próximo dia 24 até o dia 3 de agosto. Em Brasília, o período da pesquisa será de 10 a 19 de agosto.
Para que o sistema analógico seja desligado no país no final de 2018, pelo menos 93% dos 66 milhões domicílios brasileiros deverão contar com a TV digital. E por isso será feita a pesquisa com o mapeamento dos domicílios que já contam com televisores e receptores digitais.
O presidente do Gired e diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Rodrigo Zerbone, disse que nos dias 25 e 26 do próximo mês já serão conhecidos os resultados dessas primeiras pesquisas e poderão ser feitas as análises sobre quais são os pontos que precisam ser melhorados para ela ser ampliada para as outras cidades.
47% dos paranaenses não sabem que TV analógica será desligada
Pesquisa revela que maior desafio será convencer 22% dos moradores do estado que ainda usam TV de tubo a investirem para captar o sinal digital
Leia a matéria completaConversores
A distribuição dos conversores para os sete mil beneficiários do Bolsa Família em Rio Verde, deverá começar no final de setembro, disse Rodrigo Zerbone. O sistema analógico na cidade será desligado até o final de novembro e ela está sendo usada como o primeiro teste do processo total de implantação da TV digital. Em Rio Verde, será montado um local em que as famílias poderão agendar o dia em que irão buscar os conversores e as antenas e também tirar dúvidas, por exemplo, sobre a instalação dos equipamentos.
A expectativa é de que na próxima reunião do Gired, que poderá acontecer ainda no final deste mês, seja definido qual será o fabricante dos conversores que serão distribuídos os cerca de 13,8 milhões de beneficiários do Bolsa Família. Eles vão receber gratuitamente os conversores de TV digital.
Mas o modelo que será distribuído as famílias do programa terá uma interatividade mais limitada do que a pretendida pelo governo. Ele não será fabricado com um modem para o canal de retorno, apesar de permitir a recepção desse módulo posteriormente. O conversor contará com o sistema Ginga C, mas não terá conexão bluetooth, WiFi e nem modem 3G embutido. A garantia do aparelho será de um ano.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast