O principal índice de ações da Bovespa fechou esta segunda-feira com leve alta, recuperado-se das perdas ao longo da sessão, após uma melhora das ações da OGX, que ainda assim tiveram novo piso histórico de fechamento.

CARREGANDO :)

O Ibovespa fechou valorizado em 0,08 por cento, a 55.092 pontos, após registrar queda de 1,3 por cento, na mínima do dia. O giro financeiro do pregão foi de 6,7 bilhões de reais.

O índice se recuperou no fim do pregão, quando as ações da OGX diminuíram as perdas. O papel da petrolífera de Eike Batista chegou a cair mais de 13 por cento, mas reduziu a perda para 1,75 reais, a 1,68 real.

Publicidade

"Houve quebra de credibilidade em relação ao Eike e o problema da LLX também pesou sobre o grupo todo", disse Hamilton Alves, analista sênior no BB Investimentos, em São Paulo.

A LLX, empresa de logística do grupo EBX, desabou 5,39 por cento, a 1,93 real, após a revista Veja ter publicado que o porto do Açu que está sendo erguido pela companhia não teve estudo de solo e pode afundar.

A empresa, porém, afirmou que a notícia não é verídica e que não há qualquer problema com as fundações ou edificações do estaleiro.

Entre as blue chips, a preferencial da Petrobras caiu 2,19 por cento, a 17,41 reais, enquanto a da Vale subiu 0,31 por cento, a 32,70 reais.

Alves considerou que a proximidade do vencimento de opções sobre ações, na próxima segunda-feira, deve trazer volatilidade para esses papéis.

Publicidade

Nos destaques de alta ficaram Gafisa, com ganhos de 7,8 por cento e Banco do Brasil, com aumento de 1,66 por cento.

O banco informou pela manhã que captações de 1,95 bilhão de dólares e de 5,2 bilhões de reais realizadas em janeiro devem elevar o índice seu índice de Basileia em cerca de 1,26 ponto percentual, com base em dezembro de 2012.

Gol também foi destaque, com valorização de 3,5 por cento, após divulgar detalhes da oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) de sua controlada Smiles.