O Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) vai lançar em agosto uma ferramenta on-line para facilitar a cobrança de serviços públicos por parte dos contribuintes brasileiros, como parte da campanha "Sou contribuinte. Exijo respeito!".

CARREGANDO :)

Em uma plataforma na internet, os contribuintes terão orientações sobre como podem cobrar por melhores serviços e quando devem entrar com ações administrativas e mandados de segurança contra agentes públicos.

A campanha vai funcionar nos mesmos moldes da inclusão dos impostos na nota fiscal. Ainda durante o trâmite da lei, o instituto disponibilizou um software gratuito que inclui automaticamente o cálculo estimado dos impostos nos comprovantes fiscais. "Na verdade é uma segunda fase de um mesmo movimento. Ao incluir os tributos na nota, conscientizamos que todo consumidor é contribuinte. Agora, queremos que ele cobre as autoridades", afirma o presidente do conselho superior do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral. Nas próximas semanas o IBPT vai se reunir com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outros órgãos para receber as últimas sugestões sobre a ferramenta.

Publicidade