O Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) vai lançar em agosto uma ferramenta on-line para facilitar a cobrança de serviços públicos por parte dos contribuintes brasileiros, como parte da campanha "Sou contribuinte. Exijo respeito!".
Em uma plataforma na internet, os contribuintes terão orientações sobre como podem cobrar por melhores serviços e quando devem entrar com ações administrativas e mandados de segurança contra agentes públicos.
A campanha vai funcionar nos mesmos moldes da inclusão dos impostos na nota fiscal. Ainda durante o trâmite da lei, o instituto disponibilizou um software gratuito que inclui automaticamente o cálculo estimado dos impostos nos comprovantes fiscais. "Na verdade é uma segunda fase de um mesmo movimento. Ao incluir os tributos na nota, conscientizamos que todo consumidor é contribuinte. Agora, queremos que ele cobre as autoridades", afirma o presidente do conselho superior do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral. Nas próximas semanas o IBPT vai se reunir com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outros órgãos para receber as últimas sugestões sobre a ferramenta.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast