Caiu a confiança dos pequenos e médios empresários em relação ao crescimento da economia brasileira no primeiro trimestre de 2011 de acordo com o Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN). A expectativa média, apontada pela pesquisa divulgada nesta quarta-feira (15), foi de 71,45 pontos em comparação com os 73,7 pontos registrados na pesquisa anterior, referente ao quarto trimestre.
Esta redução de 2,25 pontos caminha na mesma direção da mediana das expectativas de analistas do mercado financeiro, registradas na pesquisa Focus, feita semanalmente pelo Banco Central. Para 2010, a mediana das projeções, de acordo com a última pesquisa Focus, é de uma expansão do Produto Interno Bruto (PIB) de 7 61%. Para o próximo ano, a mediana é bem menor e aponta um crescimento econômico de 4,50%.
A justificativa dos analistas é a de que o PIB em 2010 vai crescer acima do seu potencial e uma expansão de 4,5% é mais compatível com padrão da economia brasileira. Além disso, a economia deverá desacelerar em resposta às medidas macroprudenciais anunciadas no dia 3 e ao aumento esperado para a taxa de juros no ano que vem, do patamar atual de 10,75% ao ano para 12,25% ao ano.
Os empresários consultados pesquisa do IC-PMN também perderam um pouco de confiança em relação ao faturamento de suas empresas no primeiro trimestre do ano que vem. Embora ainda dentro da graduação que denota otimismo, o índice para o faturamento esperado caiu 1,8 ponto, de 79,8 pontos registrados na pesquisa anterior, referente ao quarto trimestre, para 78 pontos. O índice de confiança em relação ao ramo de atuação dos empresários também perdeu 1,8 ponto, de 78,3 pontos para 76,5 pontos no mesmo período. O lucro caiu de 77,9 pontos registrados na pesquisa anterior para 76,6 pontos na pesquisa divulgada nesta quarta.
A confiança dos pequenos e médios empresários em relação aos investimentos subiu 1,4 ponto, de 72,6 pontos registrados na pesquisa anterior, referente ao quarto trimestre, para 74 pontos na pesquisa divulgada hoje sobre o primeiro trimestre de 2011. Os investimentos contemplam a manutenção de um número maior de empregados nas pequenas e médias empresas nos primeiros três meses do ano que vem. O índice mostra que a confiança em relação aos empregados ficou estável em 70,7 pontos ante 70,6 pontos registrados na pesquisa anterior, referente ao quarto trimestre de 2010.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião