Em reunião, ontem, com vários prefeituras do estado, o secretário de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, apresentou os primeiros resultados de um estudo que busca compensações para atrair indústrias para cidades do interior mais distantes do Porto de Paranaguá, dos aeroportos e principais nós rodoviários do estado. A redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) parece ser a estratégia escolhida.
De acordo com o estudo, 53 municípios paranaenses não recolhem ICMS Industrial, 200 são responsáveis por apenas 0,1% do imposto e 300 (75% das cidades) respondem por 1,1% de toda a arrecadação. "Temos aí uma boa margem de manobra para trabalhar com ações específicas, que motivem o industrial a se instalar no interior", afirmou Barros.
O cruzamento de dados do ICMS com outros econômico-sociais (IDH, IPDM) e de infraestrutura teriam resultado em um "índice de incentivo industrial" ou grau de redução de ICMS para cada um dos 399 municípios do estado.