Em reunião, ontem, com vários prefeituras do estado, o secretário de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, apresentou os primeiros resultados de um estudo que busca compensações para atrair indústrias para cidades do interior mais distantes do Porto de Paranaguá, dos aeroportos e principais nós rodoviários do estado. A redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) parece ser a estratégia escolhida.
De acordo com o estudo, 53 municípios paranaenses não recolhem ICMS Industrial, 200 são responsáveis por apenas 0,1% do imposto e 300 (75% das cidades) respondem por 1,1% de toda a arrecadação. "Temos aí uma boa margem de manobra para trabalhar com ações específicas, que motivem o industrial a se instalar no interior", afirmou Barros.
O cruzamento de dados do ICMS com outros econômico-sociais (IDH, IPDM) e de infraestrutura teriam resultado em um "índice de incentivo industrial" ou grau de redução de ICMS para cada um dos 399 municípios do estado.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast