Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mercado em Alta

Identidade com o consumidor

 | Silvia Tonon
(Foto: Silvia Tonon)

Nome forte no segmento de móveis planejados de alto padrão, a Todeschini não era uma fábrica de mobiliário quando abriu as portas há 74 anos. Sanfonas com alta qualidade musical saíam da linha de produção da empresa gaúcha para ganhar o Brasil e o mundo – mas a popularização do rock’n’roll, nos anos 60, abafou o som das "gaitas" e levou a indústria a mudar da música para os móveis. Hoje a marca é reconhecida também pela qualidade dos produtos. Reposicionada para atender compradores exigentes, a Todeschini desenvolveu um modelo de negócios com uma rede de lojas exclusivas em todo o país. Em Curitiba, são quatro lojas. O gerente de vendas para a Região Sul, Ivan Bertarello, conversou com a coluna sobre a empresa.

A opção por lojas exclusivas foi acertada?

Sim. Em nosso modelo atual temos mais de 250 lojas em todo o Brasil. Não é um sistema de franquia: os lojistas são investidores que exploram a marca e vendem exclusivamente os produtos Todeschini. Deu certo. Antes do reposicionamento, estávamos em 1.500 pontos de venda. Estava muito pulverizado.

A empresa tem investido bastante em pesquisa e desenvolvimento de produtos. O consumidor percebe isso?

Nosso público é formado pelos segmentos B+ e A. São pessoas bem informadas, que conhecem nosso produto e as referências que eles trazem, e se identificam com a marca, além de exigir qualidade e atendimento impecável. Além disso temos uma excelente parceria com arquitetos e decoradores e também com os especificadores de produtos.

A recente onda de lançamentos imobiliários reflete no desempenho de vendas?

Certamente. Conhecendo o ciclo da construção, prevíamos que a partir de 2012 os empreendimentos começariam a ser entregues. Isso impacta no negócio. Mas quero lembrar que a Todeschini não está presente só no momento da entrega do imóvel. Estamos também nas etapas anteriores. O planejamento dos móveis e o projeto de decoração vêm antes. Muita gente começa a pensar nisso no momento em que adquire o imóvel na planta e por isso fazemos a venda programada.

A nova coleção buscou referências antropológicas?

O conceito da coleção Identidade está ligado ao trabalho de Darcy Ribeiro. Trouxemos a pluralidade racial do Brasil: nosso povo é reconhecido mundialmente pelo calor humano, sensibilidade e pela forma acolhedora como estabelece e cultiva suas relações. Por isso os novos padrões são todos texturizados e sensíveis ao toque, provocando uma experiência sensorial agradável. A referência às nossas origens também homenageia todas as regiões do país, pois os padrões têm nomes como Pinhão, Ouro Preto, Cerrado, Abadá e Jangada. As pinturas com acabamento em alto brilho também: Duna, Areia, Sisal, Cacau, Mar, Petróleo, Amazônia e Cajá.

*****

Para elas

Ana Paula Lobo, assistente de Recursos Humanos, é uma das funcionárias da incorporadora Hestia que participou da sessão fotográfica para homenagear mães e esposas dos colaboradores da empresa em Curitiba e Itajaí. As fotos com mensagens carinhosas vão virar porta-retratos para presentear as mamães. Outras ações da empresa para comemorar o Dia das Mães incluem uma sessão de beleza e relaxamento para um grupo de mães, com sorteio de brindes.

Calor garantido

Apostando em tecnologias que levam conforto aos futuros moradores, a construtora PDG firmou parceria com a empresa curitibana Tech House para o edifício The Square, que tem entrega prevista para março de 2014. Os apartamentos serão entregues com piso aquecido da Tech House em todos os 722 banheiros. O controle do aquecimento é individual – cada espaço tem seu próprio termostato na parede. Com durabilidade ilimitada, após a instalação dos cabos o piso aquecido não exige manutenção.

Sinais do Tempo

A arquiteta e urbanista Yumi Yamawaki participa do documentário Curytiba Sinais do Tempo, dirigido por June Meireles, que estreia nesta quarta-feira na Cinemateca de Curitiba. O filme aborda três edificações emblemáticas da capital paranaense que foram transformadas nos shopping centers Mueller, Curitiba e Estação. Yumi, sócia-fundadora da Proa Arquitetura e Planejamento, é mestre e doutora em Gestão Urbana e foi convidada a participar porque realizou um estudo a respeito do impacto dos shoppings nas cidades. O trabalho foi publicado na Itália e apresentado em um seminário na China.

Ouro à vista

A Hafil Inc está em fase de finalização do projeto de um condomínio de terrenos localizado na Estrada da Mina do Ouro, no bairro Santo Inácio, próximo ao Parque Barigui. O lançamento do Barigui Park Royale está previsto para setembro de 2013. O empreendimento terá 62 áreas com metragens entre 362 e 667 metros quadrados. O lançamento é o terceiro da Hafil Inc em Curitiba e o primeiro no segmento de condomínio de terrenos. Uma empresa, mais de 300 imóveis A JBA Imóveis já selecionou o portifólio de produtos que vai apresentar na 9ª edição do Feirão Caixa da Casa Própria, que ocorre de 17 a 19 de maio, no Morumby Expo Center, em Curitiba: serão 306 unidades em 117 empreendimentos. Ilso Gonçalves, diretor da JBA, afirma que a imobiliária tem grandes expectativas para o evento. Será uma boa oportunidade para quem quer realizar o sonho da casa própria. Os visitantes encontrarão serviços como análise de crédito, simulação para o financiamento e até mesmo taxas de juros mais acessíveis. Para requerer o crédito para casa própria no Feirão, é preciso levar documento de identidade, CPF e comprovante de renda. 

Ao gosto dos americanos

A grife brasileira de móveis Ornare está inaugurando um showroom na cidade de Dallas, no Texas. A empresa está presente nos EUA desde 2006, quando abriu as portas de uma loja em Miami. O novo espaço mantém o padrão da marca, com mais de 1.200 m2 de área para mostrar as coleções de cozinhas, armários e salas de banho. A Ornare foi fundada em 1986, em São Paulo, pelos empresários Esther e Murillo Schattan.

Olhares da Itália

O diretor da construtora Plaenge, Fernando Fabian, recebeu na última semana uma missão de empresários da região de Treviso, norte da Itália – entre eles, Saverio Micheletto (à esq.) e Claudio Ramon (à dir). O grupo, ciceroneado pelo arquiteto Jean Pierre Velo, visitou as obras do edifício residencial Majestic, no Ecoville, um dos empreendimentos em construção pela Plaenge. Os empresários italianos vieram conhecer as tendências na construção civil local.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.