O console de videogame Wii, da Nintendo, conseguiu fazer com que o grupo de consumidores do produto não se restringisse apenas aos jovens: a novidade -- que concorre com o Xbox 360, da Microsoft, e PlayStation 3, da Sony conseguiu conquistar também jogadores da terceira idade, depois de ser adotada em casas de repouso dos Estados Unidos.
O principal diferencial do console é seu controle remoto sem fio, que tem sensores de movimento -- isso elimina a necessidade de associar cada botão (ou seqüência deles) aos comandos, algo que agrada os jogadores menos familiarizados com tecnologia. Em janeiro, o Wii vendeu mais nos Estados Unidos do que seus principais rivais.
"Tenho 82 anos e perdi uma parte de nossa cultura. Novela, sim. Videogame, não", afirmou a aposentada Ruth Ebert, que vive na casa de repouso Greenspring Retirement Community, em Springfield, no Estado da Virgínia (EUA). "É muito divertido, porque eu não sou o tipo de pessoa que normalmente faria isso. Joguei tênis como uma estudante e me diverti muito", disse.
Flora Dierbach, 72, é responsável pelo comitê de entretenimento da instituição responsável pela casa de repouso e já organizou um campeonato de boliche virtual para os idosos. "É uma atividade social e ajuda as pessoas a se exercitar. Além disso, não é preciso carregar uma bola de sete quilos para conseguir derrubar os pinos", afirmou.
Para jogar, Ebert e seus colegas só precisam movimentar o controle remoto sem fio como fariam com uma raquete de tênis ou uma bola de boliche. A aposentada gostou tanto da brincadeira que se ofereceu para guardar o console em seu quarto, onde tem um grande aparelho de TV. "Achei a experiência incrível", complementou o novo jogador de videogames Ted Campbell, 77 anos.