O Brasil foi um dos grandes vencedores da edição de 2015 do iF Design Award, uma das premiações mais relevantes da área de design no mundo. Foram 43 projetos premiados, três deles envolvendo escritórios paranaenses: Brainbox Design Estratégico, Brand Design Studio e Lumen Design.
A premiação está com inscrições abertas para a rodada de 2016. Fundado em 1953, o iF abrange as disciplinas de produto, design de serviços, comunicação, embalagem, arquitetura, design de interiores e conceitos profissionais. Os vencedores terão seus projetos expostos em Hamburgo, na Alemanha, além de receber o selo do iF e serem exibidos na plataforma da instituição, que alcança mais de 200 mil acessos por mês.
As inscrições para o iF Design Award 2016 estão disponíveis via internet, até o dia 15 de outubro, e custam entre 275 euros e 450 euros, dependendo da disciplina. O júri será realizado em janeiro, com divulgação do resultado em fevereiro de 2016. No Brasil, o Centro Brasil Design é o escritório representativo do iF. Mais informações nos sites www.ifdesign.de e www.cbd.org.br ou pelo telefone (41) 3076-7332.
Edição passada
Em 2015, a Brainbox, de Curitiba, foi premiada na categoria Embalagem com o kit Make B. Barroco Tropical, de O Boticário. Esse é o terceiro prêmio conquistado pela empresa nessa premiação. Já a maringaense Brand Design Studio conquistou premiação na categoria Identidade Corporativa, com o projeto de identidade visual desenvolvido para a Idol Camisetas. O projeto Lamparina Pingo de Luz, do estúdio curitibano Lumen, foi premiado na categoria Iluminação.
VERSÃO PARA ESTUDANTES
Na edição dedicada aos estudantes de design, o iF Student Design Award deste ano premiou o Razor, projeto dos alunos Carlos Aberto de Melo Jr. e Ana Carolina Lino Buissa, sob orientação do professor Ken Fonseca. Os estudantes do curso de Design de Produto da UFPR venceram o prêmio com um suporte para estacionamento para bicicletas portátil. Assim como a versão para profissionais, o IF Student Design Award é realizado anualmente, em que são destacados os 100 projetos mais criativos, inteligentes e inovadores dentro de cada disciplina: Design de produto e industrial; Design de Comunicação e Multimídia; Design de Moda; Arquitetura e Design de Interiores.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast