• Carregando...

O IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) registrou deflação de 0,06% em fevereiro, segundo dados divulgados ontem pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em janeiro, o indicador havia apurado alta de 0,72%. Trata-se da menor taxa desde setembro do ano passado, quando o índice havia apurado deflação de 0,13%. O resultado ficou abaixo das previsões dos analistas. Segundo o último Relatório de Mercado, organizado pelo Banco Central junto a instituições financeiras, analistas previam uma variação de 0,01%.

A desaceleração atingiu atacado, varejo e construção civil. Os preços no atacado, no entanto, foram os principais responsáveis pela perda de fôlego da inflação. Eles representam 60% da taxa de inflação e passaram de 0,81% para -0,12% na passagem de janeiro para fevereiro.

Produtos agrícolas e industriais mostraram recuo de preços. As matérias-primas brutas tiveram deflação de 1,06%. Em janeiro, elas haviam apurado alta de 1,06%. Os principais destaques para este movimento foram soja (-4,22%), café (-5,07%) e arroz (-11,72%). Outros produtos, no entanto, apresentaram avanço de preços, como tomate (4,72%) e mandioca (6,18%).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]