O Índice Geral de Preços- Mercado (IGP-M) fechou o mês de março com deflação de 0,23%, contra uma variação positiva de 0,01% em fevereiro. No ano, o índice usado para o reajuste de aluguéis, está em 0,70%, enquanto que em 12 meses, o IGP-M está em 0,36%.
Dois dos três componentes do IGP-M apresentaram redução no mês. O Índice de preços no Atacado (IPA-M) passou de - 0,06% para - 0,48%. Os bens finais registraram variação de 0,70%, contra uma queda de 0,02%, em fevereiro, seguido pelos Bens Intermediários, que fechou o mês com deflação de -0,19%, contra variação positiva de 0,19% em fevereiro.
O Índice Nacional da Construção Civil (INCC-M) apresentou taxa de 0,23%, contra 0,28% de fevereiro. Os grupos Materiais e Serviços apresentaram recuo em suas variações, enquanto o item Mão-de-Obra teve aceleração.
Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M) registrou avanço, passando de 0,11% para 0,22%, neste mês. Alimentação e Habitação foram as classes de despesa que mais contribuíram para o avanço. O primeiro, passou de -0,51% para 0,04%, enquanto Habitação passou de -0,01% para variação positiva de 0,21%.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast