O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), usado em reajustes de aluguéis, teve uma queda de 1,93% em junho de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) divulgados nesta quinta (29). O índice acumula uma redução de 4,46% no ano e de 6,86% em 12 meses (veja na íntegra).
O relatório da FGV aponta, ainda, uma queda de 2,73% no Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), com destaque para o grupo de Bens Finais, com uma retração de 1,22% em junho.
A principal contribuição para este resultado partiu do subgrupo de combustíveis para o consumo, em que a taxa passou de -1,27% para -10,56%, no mesmo período. O índice relativo a Bens Finais, que exclui os subgrupos alimentos in natura e combustíveis para o consumo, caiu 0,39% em junho, após queda de 0,09% no mês anterior.
“No âmbito do consumidor, índice que registrou queda de 0,25%, as principais contribuições partiram dos preços da gasolina (-3,00%) e dos automóveis novos (-3,76%). Na construção civil, o índice avançou 0,85% dada a influência dos preços da mão de obra, que registrou alta de 1,81%. Já a variação de materiais, equipamentos e serviços registrou queda de 0,09%”, explica André Braz, coordenador dos Índices de Preços do Ibre/FGV.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Teólogo pró-Lula sugere que igrejas agradeçam a Deus pelo “livramento do golpe”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast