Shopping Iguatemi em São Paulo: aposta agora são os outlets.| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

No ano do cinquentenário da inauguração do primeiro shopping da América Latina, em São Paulo, o Grupo Iguatemi decidiu que quer investir em empreendimentos de menor risco, como a expansão dos estabelecimentos que administra, a construção de outlets (shopping de descontos) ou a compra de participação em concorrentes. Um dos outlets previstos pelo grupo será em alguma cidade da Grande Curitiba. A inauguração está prevista para 2018.

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O presidente do grupo, Carlos Jereissati Filho, disse que o foco para os próximos dez anos é consolidar as operações atuais. “Diante de toda incerteza do país, por enquanto, não vamos investir em empreendimentos greenfield [que começam do zero]. Nosso foco é o investimento de baixo risco.”

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A companhia faz um plano estratégico a cada dez anos. Para o próximo planejamento, o vice-presidente de operações, Charles Krell, tem como meta que o Ebitda (lucro antes de impostos, juros, amortização e depreciação, na sigla em inglês, importante indicador de geração de caixa) chegue, em até sete anos, a R$ 1 bilhão.

“Nos primeiros dez anos, após a abertura de capital em 2007, saímos de um Ebitda de R$ 76 milhões para R$ 523 milhões em 2015. Os investimentos foram intensivos em expansão. Agora, é o momento de consolidação.” A expectativa é que, em sete anos, a empresa administre 22 estabelecimentos, ante 18 neste ano.

Em abril, a companhia concluiu a expansão do shopping de Porto Alegre. Lá foram gastos R$ 150 milhões para aumentar em 22 mil metros quadrados a sua área disponível para locação. Em 2017, será inaugurado o outlet premium em Tijucas (SC). Serão aplicados outros R$ 147,1 milhões. Até 2019, de acordo com o plano da companhia, serão inaugurados mais dois outlets: um nos arredores de Curitiba (2018) e um em Belo Horizonte (2019). “Em um outlet se investe um terço dos recursos de um shopping”, disse Jereissati.

PERFIL DO GRUPO IGUATEMI

Lucro: R$ 194 milhões

Ebitda: R$ 523 milhões

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Número de funcionários: 3.500 diretos e 25 mil indiretos

Unidades em operação: Shoppings Iguatemi São Paulo (SP), JK Iguatemi (SP), Iguatemi Campinas, Iguatemi Brasília

Principais concorrents: BRMalls, Multiplan, General Shopping, JHSF e Sonae Sierra