Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
crise

Imigrantes na Espanha enviam menos dinheiro, enquanto ajuda externa aumenta

As remessas de dinheiro feitas pelos imigrantes que vivem na Espanha a seus países de origem diminuíram 8,3% em 2012, para 1,654 bilhão de euros, segundo os últimos dados atualizados pelo Banco da Espanha.

Já as remessas enviadas do exterior à Espanha aumentaram no ano passado 6,7%, para 1,395 bilhão de euros, frente aos 1,307 bilhão registrados em 2011.

Estes dados evidenciam que a crise vivida pela Espanha fez com que muitos espanhóis tivessem que sair do país para buscar trabalho e que um significativo grupo de imigrantes tivesse que voltar a seus países.

Além disso, muitos dos imigrantes que continuam na Espanha recebem ajuda de seus lugares de origem, fatores que propiciam um aumento das remessas enviadas ao país, que se transformou em um grande receptor.

Segundo dados da companhia internacional de envio de dinheiro Moneygram, os principais destinos das remessas enviadas da Espanha são Romênia, Marrocos e América Latina - dentro desta última região, principalmente Equador, Colômbia e Bolívia.

No entanto, os envios à Romênia e ao Marrocos caíram 5%, enquanto aumentaram mais de 10% os feitos à América Latina e Senegal.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.