O impasse no orçamento americano que deixa funcionários públicos e parques fechados nos Estados Unidos, não trará nenhum impacto aos serviços consulares. É o que garante um comunicado oficial publicado no site do consulado geral publicado hoje.
De acordo com a nota, apesar de o governo americano estar passando por um intervalo no orçamento público federal, não haverá impacto algum nos serviços consulares fornecidos pela embaixada dos Estados Unidos e seus consulados no Brasil.
"Os serviços consulares, incluindo o processamento de vistos e serviços oferecidos aos cidadãos americanos, continuarão funcionando no horário comercial de acordo com nosso calendário normal de operação", diz a nota do consulado.
Pela primeira vez em 17 anos, parte dos serviços do governo americano não vai funcionar porque o Congresso dos Estados Unidos não conseguiu chegar a um acordo para financiar os gastos públicos de curto prazo.
Democratas e republicanos não fecharam um acordo até a 0h01 de hoje (1h01 em Brasília), início do ano fiscal americano e prazo final para ampliar o teto da dívida do governo, de US$ 16,7 trilhões.
O resultado é funcionários públicos sem receber e serviços como museus e parques não abrirão hoje. Outros milhares de trabalhadores (como guardas de presídios e controladores de voo) serão convocados a trabalhar sem pagamento -receberão salário quando acerto for fechado no Congresso.O funcionalismo federal conta com cerca de 2,9 milhões de trabalhadores civis.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast