Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Imóveis

Impasse sobre juros adia divulgação de pacote habitacional

O impasse sobre o fim da Taxa Referencial (TR) e o crédito consignado no financiamento imobiliário levaram o governo a adiar para o dia 5 de setembro o pacote da habitação. A eliminação da TR dos contratos e a possibilidade de um tabelamento dos juros no financiamento dos imóveis em 12% ao ano desagrada o setor.

- Quem vai determinar quais serão as taxas será o próprio mercado imobiliário - afirma o diretor-geral da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), Osvaldo Correa Fonseca. Hoje, a TR é usada na correção dos contratos e está em 2,5% ao ano. A idéia do Governo é permitir que os bancos criem linhas de financiamento com parcelas fixas, sem a TR. Pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH), a taxa máxima a ser cobrada é de 12% ao ano.

Ainda há dúvidas também sobre o crédito consignado para o financiamento da casa própria. Os bancos querem mais garantias na concessão desta linha, em que as parcelas são descontadas em folha de pagamento.

- O fato de estar empregado não é sinônimo de garantia da operação - disse uma fonte do setor.

Além das mudanças no setor habitacional, o Governo prepara outras medidas para estimular a concorrência entre os bancos. O objetivo é permitir a redução do spread bancário — a diferença entre os juros que o banco cobra ao emprestar e a taxa que ele mesmo paga ao captar dinheiro. Entre as novidades está prevista a conta-salário obrigatória: o trabalhador não teria mais de abrir uma conta corrente no banco em que a empresa deposita o salário. Está em discussão a criação do chamado DOC reverso, que permite ao empregado transferir todo o salário recebido em um banco para outro de sua preferência, sem a cobrança de tarifa, mas com incidência de CPMF.

O Governo deverá aprovar, ainda, a redução da contribuição dos bancos ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC), criado na década de 90 para garantir que os clientes das instituições sejam ressarcidos em caso de falência.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.