A implantação da TV digital em todo o país deve levar dez anos, período de transição em que funcionarão ao mesmo tempo os sistemas digital e analógico. A proposta foi apresentada pelas emissoras de TV em reunião com os ministros das Comunicações, Hélio Costa, e da Casa Civil, Dilma Rousseff. O governo, no entanto, quer um prazo de transição menor, de sete anos. Nos Estados Unidos, o prazo foi fixado em dez anos, mas eles somente conseguirão concluir a mudança em doze. As redes de TV acreditam que as primeiras transmissões com a nova tecnologia poderão ser feitas seis meses após a definição do padrão de TV digital pelo governo.
- O ministro e a ministra estão forçando para reduzir e as televisões estão preocupadas com tantos investimentos em tantas praças diferentes. Então, está se discutindo entre sete e dez anos. Dez anos como meta e horizonte para que se desligue o sistema analógico - disse o diretor-presidente da Rede Bandeirantes, Johny Saad.
No início, as transmissões digitais seriam feitas em apenas duas cidades e aos poucos elas chegariam às outras localidades. A idéia, defendida por um dos técnicos, é começar as transmissões por São Paulo, depois no Rio de Janeiro. No segundo ano poderiam ser incluídas Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre. A sugestão é concentrar as primeiras transmissões em duas a três grandes cidades e em dois a três anos isso permitiria transmitir o sinal digital para 50% do país.
- Não faremos o Brasil no mesmo momento, mas vamos fazendo gradativamente - disse o diretor-executivo do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), Guilherme Stoliar.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião